Dicas de desenho – anatomia

Pra quem está se iniciado, ou mesmo já tem uma estrada no estudo de desenho, vale uma dica pra desenho de anatomia: não adianta tentar desenhar parte por parte do corpo se você não conhece bem as proporções do todo.
Esses esboços abaixo são estudos que fiz pra captar a proporção entre as partes do corpo humano. Nesse estudo eu usei uma proporção ‘herói’ de 8 cabeças, mas vale salientar que a proporção mais comum é de 7,5 cabeças pra altura do corpo.
E não tem saída: tem que desenhar vááááárias vezes. Até se conseguir desenhar de memória. Desenhe a grade e comece hoje ainda…
proporcaohomem.jpg

proporcao_mulher.jpg

49 respostas em “Dicas de desenho – anatomia

  1. ai sera que eu poderia imprimir esses rascunhos de anatomia me mande resposta que sabado entrarei novamente neste site ok,pois eu estou tendo muita dificuldades em anatomias.obrigado valeu pelos desenhos me inspirou mais.

  2. Parabens pelo talento, vcs tem o dom de dar vida a uma folha em branco,
    gostei muito da dica !
    vcs poderiam me enviar umas dicas de como desenhar cabelos e cenarios………….

  3. ola, gostaria de dicas para aperfeiçoar meus traços ao desenhar o rosto humano, principalmente no rosto de uma mulher, pois sao traços mais arredondados e bem delicados….

  4. pow cara adorei e essas dicas tbm sao maneiras
    mas é facil falar e dizer,para quen sabe nao é ?! Digo isso porq tbm queria desenhar como vc!!
    mas axo que meu espirito nao é para isso!!!
    rsrsrsrsrsrsrsr….

  5. oi td bm?
    eu gosto muito de desenhar roupas!!!na verdade eu desenho muitas!!!rs
    mais eu queria aprender a aperfeiçoar o meu desenho do corpo humano!para poder desenhar as roupas em cima!
    pois o formato do corpo é importante para isso!!!
    eu vi a dicas e gostei!
    mais na verdade n consegui desenhá-las!!!
    é um pouco difícil!
    e queria desenhar passo-a-passo!
    por isso queria dicas de cada parte!!!!do corpo!!!!
    se puder dá-las eu pesso que ou coloque no site ou mande para meu e-mail!!!
    agrdeço-te por tudo!bjs!tchau!!!!

  6. Eu gostei muiiiito
    tanto do conteúdo
    como os comentarios

    Só que eu queria que voces
    me mandassem. As medidas
    da estatura do corpo humano
    no modelo grego (de oito cabeças)

    bjOs*

    Brigadoo

  7. Gente uma coisa q aí não explica, é o tamanho de corpos para desenhar crianças!
    É simple a medida é de 5 cabeças, e olhos maiores que os de adultos normais!
    Obs:As proporções podem variar de acordo com o estilo, claro…

    Bom proveito! o//

  8. gostaria de agradece pelo o desenho de anatomia humana cra valeu mesmo brigadão!!!

    e
    quero pede algum a mais se pode min dizer como de vulga uma revista em quadrinho aqui no brasil sabe? !!!!

    sei q é dificio ne/ se pode min informa min avisa pelo o site meu ta e aproveita e se catrasta !!!
    (mas o importate q min avise se pode min responder) valeu ai!!!
    ou melhor pelo e-mail

  9. òtimos estudos. isto só pode ser muitos anos de treinamento. espero algum dia chegar a este estágio. parabens!!!! se puder me manda umas dicas de livros de anatomia humana, principalmente do rosto.

  10. ola td bm… entao, eu consegui um trampo como professora num curso livre e eu to perdida!!!eu por enquanto to ensinando tecnicas de luz e sombra eu gostaria q me desse umas dicas de exercicios p eu me guiar…..vleu!!!!!

  11. Oi, trabalho com estética corporal e gostei muito desse desenho do corpo feminino. Gostaria de usá-lo na ficha do cliente para minhas anotações. O que acha(m)?
    Aguardo resposta. Obrigada.

  12. Olá!!
    Amei as dicas ,os comentários
    gostaria muito de receber mais dicas pelo meu e-mail.
    e quem quiser me add no orkut ai vai :
    ♪ Lêê soariis ♪
    Bjs!!

  13. muito legal a dica,e como ele disse tem q treinar e muito,para quem quer se aprofundar mais nos estudos recomendo o livro Desenhando Anatomia:Figura Humana do autor Paulo Schloesser muito bom…minha unica dificuldade era mãos e graças ao livro agora ew consigo e vcs tão de parabéns!

Deixe um comentário

