Tutorial Painter IX.5 – Monstro

Esse monstrinho nasceu de um esboço que fiz durante uma reunião. Depois de alguns dias eu resolvi escanear e finalizar no Painter.
monstrinho01.jpg

Abaixo a versão com o traço finalizado:
monstrinho02.jpg

Pra chegar ao resultado final eu usei camadas do Painter pra racionalizar o processo. Usando camadas fica mais fácil corrigir erros e fazer modificações.

monstrinho04.jpg
Na primeira camada coloquei o desenho original, numa camada acima [multiply] eu redesenhei o monstrengo com a Scratchboard tool. Depois, reposicionei para baixo a camada com o novo desenho e coloquei no modo Gel; abaixo dela, criei mais uma camada para as cores do personagem e por fim abaixo de tudo, uma camada pra o fundo da imagem. Para pintura eu usei Gouache, Wet gouach round com várias configurações de opacidade.

E eis o resultado final:

monstrinho03.jpg

9 respostas em “Tutorial Painter IX.5 – Monstro

  1. muito massa!
    ae, cara… só uma opinião/pedido:
    gostaria muito que nos tutoriais você não se
    prendesse nas partes que são específicas para
    determinados software. tipo, falasse mais sobre
    desenhando no papel, e quando falasse em algum
    software, tentar ser o menos específico possível,
    falando de ferramentas que são comuns à maioria
    dos softwares. é que eu não tenho nenhum desses programas pagos (muito bem pagos, por sinal),
    e não creio que muita gente tenha
    (nem os que pirateiam)…
    well… só mais uma sugestão do fã mala! 🙂
    anyway, tá muito massa! 😉

  2. legal seu material, nessas camadas do monstro vc recortou o fundo, poderia aplicar a arte por cima mesmo alem dos layers effects do photoshop ja que o painter exporta as layers tb. da pra criar as mascaras e rapidamente substituir cores tao rapido quanto em vetores.

    Rasterizando layers inclusive pode-se animar em segundos com o flash e transformar tudo em um joguinho com o director ou no proprio flash com as actions e os movie clips personalizados.

    em vetor eu particularmente prefiro o Freehand é mais amigavel.

    bitmap por enquanto o Painter com as mesas é imbativel.

    mas o que me aterroriza com a web é a facilidade que as emprezas de marketing tem em clonar tudo ou parcialmente qualquer criação. O Brasil é um dos paises com maior taxa de desrespeito as leis autorais do mundo em todas as areas.

    abr,

    joao

  3. excelente todos os seus tutoriais!
    trabalho com photoshop e tenho Painter apenas “ocupando espaço”.
    tenho mta vontade (ou como diria minha tia, é meu sonho dourado) aprender realmente a usar o Corel em ilustrações, mas me falta tempo para poder aprender a usa-lo na base do fuça-fuça ou seguir a risca um tutorial mais complexo.
    O seu está simples e objetivo.
    Muito obrigada!

Deixe um comentário

