Pintura Digital – testando nova técnica

Li na web recentemente uma entrevista do brilhante ilustrador Ryan Wood. Achei interessante o método como ele pinta suas ilustrações no Painter, pois como eu, ele adora fazer um esboço/estudo bem trabalhado a lápis. Entrei em contato e ele diligentemente me respondeu com um passo-a-passo, que eu estou seguindo a risca e [me] testando nessa pintura.
Basicamente o processo é simples:
1- Faça um desenho a lápis em tons, procurando uncluir uma boa gama do preto ao branco.
2- Escaneie no Painter e faça alguns ajustes pra conseguir o preto puro [Effects>Tonal control>Brightness/Contrast].
3- Faça uma seleção usando a “luminância” da imagem [Select>Auto select>Image luminance].
4- Copie e cole a seleção [só basta ctrl+c e ctrl+shift+v]. O que era branco no seu desenho ficou transparente.
5- Faça um ajuste de [Effects>Tonal control>Adjust colors…] para tingir os traços e tons do seu desenho [se não quiser que fique preto e branco]
6- Na Canvas, faça a pintura base, distribuindo as cores e marcando luzes e sombra.
7- Crie uma camada acima da Layer 1 e marque “Pick up underlying colors”. Nesta camada faça os detalhes da pintura misturando os traços e tons do desenho com as cores de base na Canvas. Aqui você decide o quanto deve aparecer do seu traço e fazer correções a vontade.
mondrongo01.jpg

mondrongo06.jpg

5 respostas em “Pintura Digital – testando nova técnica

  1. Adorei, é espectacular as coisas que podemos aprender… e percebemos-nos que não sabemos é nada!! Estou é com um problema, queria tentar fazer mas não tenho esse programa… Onde posso achar? Obg

Deixe um comentário

