Um “causo” de ilustração

Domingo passado estava em casa, eram 1220h e, de repente chega um amigo e pede um desenhozinho pra colocar num convite da igreja. Diz que o tema é ‘caçando raposas’, e depois de eu explicar que não teria tempo por que iria sair em 1 hora e tal, ele falou que ia se virar. Fiquei com pena e falei que iria fazer alguma coisa rapidinho e mandar por email pra ele compor o tal convite. Então, rapidamente, em 15 ou 20 minutos fiz este desenho no meu sketchbook, escaneei e mandei via emal. Tudo de primeira:

Depois de algumas horas analisando, e buscando erros, refiz o desenho e saiu isso:

Ainda, na minha opinião, com algumas falhas. Principalmente com relação à mensagem em si. A idéia que eu via era: um casal andando numa floresta cheia de raposas, se sentindo observados/ameaçados e confiando na arma em suas mãos. Eles não tinham atitude, cara de quem está caçando. Definitivamente fora do que era preceiso.
Depois de mais estudos e esboços, fiz essa versão:

Agora o problema era o traço, os personagens. Rabisco, rabisco, rabisco e:

Por fim algumas variações de personagem e cenário:


Assim que eu tiver um tempo, vou finalizar o desenho com personagem novo e cenário menos “padrão”.

11 respostas em “Um “causo” de ilustração

  1. Fala Rivaldo! Rapaz, quanto estudo hein? Nossa, muito legal vc dividir isso conosco, valeu! Eu gosto muito de passo a passo, sempre dá para aprender algo com quem entende do assunto. Com vc aprende-se a não se satisfazer com versões primárias, pode-se e deve-se estudar outras maneiras para se chegar num resultado satisfatório com os desenhos. Eu só não sei se eu teria muita paciência para isso, rsrsrs. Geralmente faço, gosto e “mando ver”, rs.

    Abraços…

    http://www.jeancarllosartes.blogspot.com

  2. Ola Rivaldo,

    A Editora Fondo de Cultura Economica do México está promovendo o XII Concurso de Álbum Ilustrado A la Orilla del Viento, para impulsionar o desenvolvimento da criação literária plástica para jovens e crianças.

    Podem participar escritores e ilustradores de qualquer nacionalidade, idade, lugar de origem ou residência, desde que sua proposta seja na língua espanhola. As obras podem ser apresentadas por um ou vários autores e ilustradores.

    Se tiver interesse em participar ou divulgar a idéia acesse nosso site para mais informações: http://www.fcebrasil.blogspot.com.

    Agradecemos sua atenção e parabéns pelo seu trabalho!

  3. Pingback: Urls Sinistras » del.icio.us entre 06.06.2008 e 16.06.2008

Deixe um comentário

