Um “causo” de ilustração

Domingo passado estava em casa, eram 1220h e, de repente chega um amigo e pede um desenhozinho pra colocar num convite da igreja. Diz que o tema é ‘caçando raposas’, e depois de eu explicar que não teria tempo por que iria sair em 1 hora e tal, ele falou que ia se virar. Fiquei com pena e falei que iria fazer alguma coisa rapidinho e mandar por email pra ele compor o tal convite. Então, rapidamente, em 15 ou 20 minutos fiz este desenho no meu sketchbook, escaneei e mandei via emal. Tudo de primeira:

Depois de algumas horas analisando, e buscando erros, refiz o desenho e saiu isso:

Ainda, na minha opinião, com algumas falhas. Principalmente com relação à mensagem em si. A idéia que eu via era: um casal andando numa floresta cheia de raposas, se sentindo observados/ameaçados e confiando na arma em suas mãos. Eles não tinham atitude, cara de quem está caçando. Definitivamente fora do que era preceiso.
Depois de mais estudos e esboços, fiz essa versão:

Agora o problema era o traço, os personagens. Rabisco, rabisco, rabisco e:

Por fim algumas variações de personagem e cenário:


Assim que eu tiver um tempo, vou finalizar o desenho com personagem novo e cenário menos “padrão”.

Anúncios

11 respostas em “Um “causo” de ilustração

  1. Fala Rivaldo! Rapaz, quanto estudo hein? Nossa, muito legal vc dividir isso conosco, valeu! Eu gosto muito de passo a passo, sempre dá para aprender algo com quem entende do assunto. Com vc aprende-se a não se satisfazer com versões primárias, pode-se e deve-se estudar outras maneiras para se chegar num resultado satisfatório com os desenhos. Eu só não sei se eu teria muita paciência para isso, rsrsrs. Geralmente faço, gosto e “mando ver”, rs.

    Abraços…

    http://www.jeancarllosartes.blogspot.com

  2. Ola Rivaldo,

    A Editora Fondo de Cultura Economica do México está promovendo o XII Concurso de Álbum Ilustrado A la Orilla del Viento, para impulsionar o desenvolvimento da criação literária plástica para jovens e crianças.

    Podem participar escritores e ilustradores de qualquer nacionalidade, idade, lugar de origem ou residência, desde que sua proposta seja na língua espanhola. As obras podem ser apresentadas por um ou vários autores e ilustradores.

    Se tiver interesse em participar ou divulgar a idéia acesse nosso site para mais informações: http://www.fcebrasil.blogspot.com.

    Agradecemos sua atenção e parabéns pelo seu trabalho!

  3. Pingback: Urls Sinistras » del.icio.us entre 06.06.2008 e 16.06.2008

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s