Transpiração x inspiração

Pra quem acha que desenhar, ilustrar ou fazer qualquer coisa ligada à arte “acontece” na ponta dos dedos, sem a intervenção da massa cinzenta, vou mostrar um pouco como é, muitas vezes, o processo e as condições pra se chegar numa ilustração.

O trabalho era fazer uma caricatura em aquarela [50x70cm] de uma pessoa que faria aniversário na segunda [16jun]. O detalhe é que só fiquei sabendo disso na sexta-feira [13] na hora do almoço [!].

“Manda umas 5 fotos pelo menos”, falei pelo telefone. Depois da chegada das fotos, fiz um mural com elas e deixei na tela enquanto esboçava às bicas:

Depois de estar à beira do desespero [já era domingo à tarde] sem chegar na fisionomia, nem no traço ideal, no momento que vou me arrumar para dar uma saída, fiz esse esboço…

…e ping! Eureca! Achei!
Guardei bem guardadinho e saí. Voltei já no fim da noite, e fui redesenhar a caricatura [ufa! – tranquilidade]. Na segunda de manhã comecei, em tamanho final, a desenhar a caricatura.

Na hora do almoço da segunda, estava entregando o trabalho. Cliente satisfeito e o ego também. Esse foi o resultado final:

4 respostas em “Transpiração x inspiração

  1. Olá Rivaldo,
    tudo bem? Achei seu site em uma pesquisa no google pela palavra “ghost” e fiquei encantada com a ilustração que tem esse título (é de 24 agosto de 2006). Moro em Porto Alegre e estou fazendo mestrado em Literatura. Pesquiso, para a minha dissertação, contos de assombração voltados ao público infanto-juvenil. Em especial, os de fantasma. Achei sua ilustração muito sugestiva, porque representou, para mim, não a existência ou não do fantasma, concreto, mas a imaginação a mil do leitor que é capaz de criar os mais horrendos seres.
    Escrevo, portanto, não só para dar-lhe os parabéns pela originalidade da ilustração, mas também para pedir-lhe se posso utilizá-la no trabalho que desenvolvo. Naturalmente farei referência ao seu nome e a esse site.
    Espero uma resposta sua.

    Forte abraço,
    Gabriela Lopes

  2. Fala Rivaldo,

    tranquilo???
    é eu sei como é isso, mais ainda bem que vc conseguiu deixar a caricatura maravilhosa, meu mai std mundo acha que uma ótima ilustração sai no primeiro traço, mais fazer oq:
    mais um grande abs e fica com deus

  3. oi Rivaldo!
    sou iniciante e gosto bastante de caricaturas queria prender
    mais..
    será que você não podia ensinar aqui pra galera?
    ou então fala um livro(em português) que ensine!
    valew!
    um forte abraço!!

Deixe um comentário

